23.8.13

Análise Crítica: O histórico de Gwen Tennyson


Como todos já sabem Gwen é praticamente o ser mais poderoso da Terra, palavras ditas pelo próprio Diagon. Isso tudo se deve a sua herança anodita e aos seus conhecimentos sobre magia, e mesmo ela ainda sendo nova já se mostrou bem poderosa no decorrer das quatro séries. Com isso escrevemos uma linha do tempo, com as quatro versões da personagem feminina.

Gwen em Ben 10


Gwen era uma garota chata, e no começo servia apenas como o cérebro com seu fiel laptop ao seu lado (que aliás já apareceu até em Alien Force), mas no decorrer das quatro primeiras temporadas da franquia ela foi florescendo, inicialmente como uma jovem feiticeira. E seu primeiro ato heroico solo foi em "Sorteada", onde ela consegue um dos poderosos amuletos de Bezell. 
Logo pudemos acompanhá-las em mais aventuras no episódio "Má Sorte", que se passa em Las Vegas. Nele Gwen compra um bracelete que traz consigo a pedra principal dos novamente Amuletos de Bezell, e com ela os outros poderiam ser recriados. Com isso esse episódio trás a Sorteada de volta, e no final podemos ver começando a dominar sua áurea mágica, controlando o cajado de Hex que apenas mestres em magia poderiam dominá-los.
Depois disso a Garota de Sorte não ganha mais citações na série, agora Gwen passa para outro patamar. Em "Mudança de Rosto" ela e Encantriz trocam de corpos, e com isso ela fica em posse do livro de encantos da sua inimiga, desde então Gwen o usa para evocar os mais diversos feitiços. Com essa história na primeira série podemos presumir que ela começou a florescer seus poderes de mana graças a Hex e Encantriz, e com isso ganhando mais atenções na série deixando de ser só a garota esnobe.

Gwen em Ben 10: Força Alienígena



Em Ben 10: Força Alienígena ela é totalmente diferente. Está mais bonita, mais inteligente e acima de tudo mais inteligente. No começo ela acreditava que seus poderes giravam em torno de encantos e magia, mas logo ao encontrar pela primeira vez sua avó Verdana no episódio "Do Que São Feitas As Garotinhas?" ela descobre uma informação que muda completamente sua vida, ela era uma Anodita. Vemos a partir dai o controle para que sua verdadeira forma não se assumisse por completo, e por mais que ela não conseguisse controlar todos seus poderes sempre foi uma grande ajuda.

Sorteada no episódio "O Tempo Cura"
Desde então em FA Gwen sempre foi se mostrando ser bastante hábil com seus poderes, e um dos episódios onde mais pudemos ver isso foi em "O Tempo Cura". Nele Gwen viaja no tempo usando um dos feitiços do Grimório de Arkameda, tentando impedir que Kevin virasse a mutação que tinha virado, mas como todos já sabem seus planos não deram muito certo.

Gwen e Encantriz duelando em "Os Encantos da Encantriz"

Outro episódio em que pudemos ver Gwen como personagem principal foi em "Os Encantos da Encantriz", onde contamos com o retorno da vilã com o mesmo nome do episódio. Este episódio chama muito a atenção pelo fato de nele Gwen perder seus poderes, além de presenciarmos um confronto incrível entre ela e Encantriz.

Gwen em Ben 10: Supremacia Alienígena

Levando em consideração que é uma continuação direta da segunda série Gwen não muda muito. Seus poderes começam a aumentar, tanto que podemos ver ela usar feitiços de teletransporte, mesmo que a deixe com dores de cabeça. No episódio "A Criatura do Além" ela foi controlada por Diagon através da Lucubra, e mesmo que tenha conseguido cortar temporariamente ela estaria sujeito a qualquer momento do controle do vilão. 
Em "Não É Fácil Ser A Gwen" vemos como é a rotina da heroína, sendo um episódio não muito interessante de se ver, mas mostrando o lado não só do Ben, mas dela. No episódio "Garota Problema" temos a chance de conhecer Sunny, uma prima anodita de Ben e Gwen. Ela tem praticamente a mesma face da heroína, mudando só as cores do cabelo e dos olhos, além da personalidade... Também contamos com o retorno de Verdana, por mais que por poucos momentos. 
O último episódio em que Gwen se sobressai é em "O Inimigo Supremo", como todos sabemos ela é controlada por Diagon e revela sua forma anodita. Este foi o episódio ao qual a vemos usando seus poderes por completo, sendo capaz de facilmente deter o Enormossauro. Só Kevin conseguiu cortar o contato mental através de um capacete metálico.

Gwen em Ben 10: Omniverse

- Gwen de 16 anos

A última série traz grandes mudanças como o fato de Gwen ter ido para uma faculdade e ter mudado seu visual para os padrões dela. De qualquer forma ela continuou a mesma, com os poderes, o conhecimento e até um pouco mais da prima chata que vimos em Ben 10 Clássico. De qualquer forma um episódio em que realmente nos surpreendemos com ela é "Muitas Felicidades", onde ela parece ter liberado um meio termo entre humana e anodita. Em uma batalha com a Looma vemos sua nova forma, com colorações roseadas e com um estilo lembrando a Garota de Sorte. De qualquer forma esta é uma nova etapa para ela, onde até mesmo poderemos esquecer um pouco a magia, Ledgerdomain e tudo mais para chegar na verdadeira fase Anodita.
Também podemos citar o episódio "Ben de Novo", onde como todos sabemos ocorrem momentos constantes de controle temporal. No momento em que as duas linhas temporais se unem vemos uma imagem incrível das duas Gwen (a de 11 e a de 16) 

- Gwen de 11 anos

Nos flashbacks temos a chance de reviver a nostalgia, tendo isso de volta desde "Quanto Mais As Coisas Mudam". Tecnicamente ela é a mesma que víamos na série clássica, ganhando apenas algumas sardas e estando com mais controle de seus poderes. De qualquer forma é divertido ver suas rixas e competições com seu primo, seu jeito esnobe e tudo mais que enquadrava sua personalidade pré-adolescente.

______________________________________


Encantriz sendo atingida por Fogo Fátuo
Analisando todos os momentos desta heroína eu selecionei o momento que em meu ponto de vista, é o melhor em que ela aparece. E isso acontece no episódio  "O Tempo Cura", já citado acima. Ele consegue enquadrar uma nostalgia só de se ver o Hex, que depois disso não exerce mais nenhuma importância. Mas fora isso,ele trás coisas que nos faz questionar sobre os personagens e suas personalidades, a seriedade que a série estava tomando naquele momento. Gwen em principal viaja no tempo, para salvar Kevin de sua monstruosidade, Kevin é controlado e praticamente não o vemos em momento nenhum e Ben... ele como poucas vezes já vi fez algo por sua prima inacreditável. Ele é um episódio de ação sim, como em momentos que Fogo Fátuo combate os encantos de água da Encantriz, aquilo foi eletrizante além de alguns outros momentos. O que eu quero dizer é que são poucos os episódios em que podemos ver tanta coisa, este em minha opinião foi o melhor momento de Gwen Tennyson por todas as séries.


Gwen é uma das poucas personagens femininas que temos em Ben 10, e realmente uma das poucas que são de suma importância para o desenvolvimento dela. Embora seja valorizada não podemos esquecer o quanto os produtores digamos que a "desprezam". Vejamos, em alguns momentos a presenciamos conjurando feitiços incríveis capazes de segurar qualquer grandalhão que entrasse em sua frente, já em outros simples disparos de armas dos Cavaleiros Eternos são capazes de romper seus escudos e deixar suas roupas totalmente rasgadas e imundas. Não é engraçado que nunca vimos Ben nesse estado, e raramente o Kevin?


O que quero dizer é que Gwen sempre foi só uma ajudante para o ego do Ben, e talvez o "machismo" tenha invadido um pouco essa parte da série principalmente por vermos ela desse jeito. Por que ela não poderia usar seus poderes de luta, ainda mais aliados a mana? Sabemos que mesmo presa numa forma de vida limitada ela é uma anodita, pensem só nos poderes que ela poderia ter... Talvez possa também ter sido por quererem focar de mais no herói, e por mais que em Força Alienígena tenhamos a ver Gwen engrenar como uma personagem fixa em Supremacia não acontece a mesma coisa. De qualquer forma Omniverse é uma série de mudanças, e no pouco que já vi pude perceber que pegaram um lado da heroína que jamais tínhamos visto, a deixando mais poderosa, forte, mesmo com aquele visual deplorável tirando sua beleza. O que quero que reflitam sobre qual papel Gwen incorporou nas séries, pois poderíamos ter visto mais de uma garota com poderes tão grandes assim.

Deixe sua opinião: E você, acha que Gwen foi ofuscada na maior parte do tempo por Ben e Kevin?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post